domingo, 26 de junho de 2016

Trolls

Trolls, da DreamWorks Animation, é uma irreverente comédia extravagante com músicas incríveis! Dos geniais criadores de Shrek, Trolls é estrelado por Anna Kendrick como Poppy, a otimista líder dos Trolls, e seu total oposto, Tronco, interpretado por Justin Timberlake. Juntos, essa improvável dupla de Trolls deve embarcar em uma aventura que os leva muito além do único mundo que eles conhecem.
Veja o trailer do filme:

Confira alguns cartazes:
Resultado de imagem para trolls

Resultado de imagem para trolls
Resultado de imagem para trolls

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Novidade e aviso.

        Estou escrevendo isto para dizer que, a frequência de postagens do blog será de uma vez por semana até as férias. Todas as férias as postagens serão de duas vezes por semana.




Obrigado!!!!!

'El Chavo del Ocho' vira doodle do Google

Série completa 45 anos nesta segunda-feira (20).
Primeiro episódio foi ao ar em 1971; último, em 1980.

45º Aniversário da transmissão de El Chavo del Ocho
Do G1, em São Paulo
Doodle do Google homenageia série 'El Chavo del Ocho', que completa aniversário de 45 anos. (Foto: Reprodução/Google)
O Google exibe um doodle nesta segunda-feira (20) em homenagem ao aniversário de 45 anos da transmissão do primeiro episódio de “El Chavo del Ocho”, seriado mexicano que é conhecido no Brasil apenas como “Chaves”.
Na imagem interativa posicionada acima da caixa de buscas da ferramenta de buscas da empresa, Chiquinha bate corda enquanto Quico pula. Chaves, dentro de seu barril, tenta apanhar o pirulito dela.
Criada em por Roberto Bolaños (1929-2014), “El Chavo del Ocho” foi ao ar em 20 de junho de 1971. Seu último episódio foi transmitido em 1980.
O aniversário de 45 da primeira exibição da série ocorre três dias após a morte de um dos atores do elenco principal. Rubén Aguirre, o Professor Girafales, morreu de pneumonia aos 82 anos na sexta-feira (17).
Ele foi o quarto dos oito integrantes principais a falecer. Antes dele, morreram Ramón Valdés (1923-1988), o Seu Madruga; Angelines Fernández (1922-1994), a Dona Clotilde/Bruxa do 71; e Robérto Gómez Bolaños (1929-2014), o criador e protagonista de "Chaves".
Ainda estão vivos Florinda Meza, a Dona Florinda, que é viúva de Bolaños; Carlos Villagrán, o Quico; María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha; e Edgar Vivar, o Sr. Barriga.
Fonte:http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/06/el-chavo-del-ocho-vira-doodle-do-google.html

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Slender Man existe ou não? E se for verdade

Será que o Slender man  existe ou não existe? E se for verdade? Será que você tem coragem de descobrir ? Assista o vídeo a seguir e veja o limite de seu medo. Um lembrete "Não assista esse vídeo no escuro":

                                  O Mistério de Slender Man

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=QSNxvXvpc8A

domingo, 5 de junho de 2016

O sorvete foi inventado antes da geladeira?

Pode até parecer estranho ou curioso, mas o sorvete surgiu muito antes da geladeira. Na verdade, essa refrescante sobremesa nos remete à China, há cerca de 3 mil anos.

A origem do sorvete está relacionada à neve. A delícia era preparada apenas com suco de frutas, mel e neve, formando uma espécie de raspadinha nutritiva.

A evolução do sorvete aconteceu ao longo da história, e se intensificou com a criação da refrigeração moderna. Agora, no tempo dos chineses, o gelo do inverno era usado de maneira criativa para a produção do primeiro sorvete do mundo. Isso aconteceu provavelmente no ano 1000 a.C.

Os flocos de neve fizeram tanto sucesso que Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, introduziu a delícia na Europa. Ele teria buscado a mistura de salada de frutas, mel e neve no Oriente.

Os árabes também teriam participado dessa história. Pesquisadores afirmam que eles teriam aperfeiçoado a receita da China, acrescentando mais ingredientes à neve. Os árabes também dizem que "sorvete" é uma palavra que vem do idioma árabe, derivada de sharbat, que significa bebida fresca na tradução literal para o português.

Como podemos perceber, são várias as histórias sobre a criação do sorvete, mas, independentemente da origem certeira, podemos dizer que uma coisa não deixa dúvidas: o sorvete apareceu antes da geladeira.

Na história dessa maravilhosa e refrescante sobremesa, babilônios, egípcios, gregos e romanos aproveitaram o sabor incrível das frutas misturadas à neve. E vale ressaltar que a neve que era utilizada na produção do antigo sorvete vinha diretamente do alto das montanhas, o que tornava essa produção bastante cara e difícil.

Para conservar o sorvete, os antigos povos armazenavam a delícia em buracos revestidos de madeira, gelo comprimido e palha. Outra informação relevante: o refrigerador só apareceu no final do século XIX.

O mistério das pirâmides Chinesas

Misteriosas pirâmides chinesas vêm levantando diversos questionamentos e inspirando teorias da conspiração na internet. Pesquisadores da Chinese Academy of Social Sciences estudam estruturas semelhantes a pirâmides que foram encontradas na China. Alguns estudiosos místicos acreditam que as pirâmides foram usadas há 12 mil anos como habitação por uma raça de alienígenas.

Uma das pirâmides está localizada próxima ao monte Baigong, na província ocidental de Qinghai. Conhecida como pirâmide de Xianyang, a construção está cercada de lendas e histórias. Os moradores da região acreditam que seus ancestrais viveram na pirâmide e que o local era usado como plataforma de pouso e suprimentos para naves extraterrestres.

Na área da pirâmide Xianyang, os cientistas encontraram instalações tubulares e objetos desconhecidos. De acordo com a agência de notícias chinesa, a pirâmide tem três cavernas e um lago de água salgada. Contudo, as autoridades chinesas são muito cautelosas ao falar sobre as pirâmides, o que leva a população mundial a pensar que existem segredos envolvidos na existência dessas construções antigas.

pirâmides Chinesas

Há quem acredite ainda que os antigos imperadores chineses estariam sepultados nestes locais. Além da pirâmide de Xianyang, existem mais de 100 pirâmides semelhantes espalhadas pelo território chinês. A versão arqueológica oficial diz que as pirâmides são mausoléus construídos pelos primeiros imperadores da China.

pirâmides Chinesas Vista de cima

Atualmente, as pirâmides são escondidas por vegetação e muitos arbustos e sua exploração e estudo arqueológico são proibidos pelo governo. Muitos arqueólogos do mundo questionam os motivos do governo chinês para tal acobertamento.

pirâmide Chinesa 2

Ao que tudo indica o governo estaria protegendo estruturas sagradas da cultura e da história chinesa. A intenção seria preservar os túmulos e os restos mortais dos imperadores sepultados nestes locais.

Veja no mapa do google as pirâmides:
Clique a baixo para abrir os mapas.
Maoling Mausoleum 1: size 222 x 217 m, 34°20'17"N 108°34'11"E

Pirâmide 6: size 153 x 158 m, 34°21'47.16"N 108°37'49.80"E

Pirâmide 7: size 149 x 155 m, 34°21'42.48"N 108°38'24.36"E

Pirâmide 11: size 155 x 154 m, 34°22'29.64"N 108°41'51.36"E

Pirâmide 15: size 219 x 230 m, 34°23'52"N 108°42'43"E

Pirâmide 31: size 126 x 149 m, 34°14'09.00"N 109°07'05.00"E

Pirâmides 33,34,35: bigest 160 x 167 m, 34°10'45.00"N 109°01'41.00"E

Huang-ti Mausoleum 37: size 354 x 357 m, 34°22'52"N 109°15'12"E

Entretanto, também existe uma corrente de pensamento que acredita que o governo chinês estaria escondendo um mistério do resto do mundo, como a existência de extraterrestres. O mistério continua!

Crédito das Imagens: Rodrigoenok.

Fonte das coordenadas dos mapas: Youtube.

NASA cria projeto para evitar "Armagedom"

Estudos indicam que as chances de uma pessoa morrer por causa de um asteroide são de uma em 700.000. Essa é uma probabilidade bastante baixa, mas, mesmo assim, a Nasa está criando um projeto para evitar que um asteroide cause extinção em massa na Terra.

Todo asteroide é grande o suficiente para acabar com a existência dos seres humanos sobre a face do cosmos. Sabemos que a cada 35 milhões de anos mais ou menos, um evento de extinção em massa parece atingir o nosso planeta e, por isso, a Nasa tem uma missão de avaliação de impacto e deflexão para asteroides.

O grupo de pesquisa dos Estados Unidos tenta saber mais sobre a física e o movimento dos asteroides, a fim de avaliar uma forma de impedir que uma rocha desse tipo se aproxime da Terra. Com isso, a agência espera conseguir evitar um verdadeiro Armageddon.

Até o momento, o recurso mais viável para tentar afastar um asteroide da Terra seria empurrá-lo para fora do caminho da nossa órbita, criando, assim, uma margem de segurança.

A Nasa deve desenvolver a sonda AIM, que iria encontrar e orbitar o que é chamado de lua de asteroides. Segundo a proposta atual, a AIM teria como alvo uma grande rocha de 800 metros. É basicamente um asteroide binário chamado de 65803 Didymos, que tem a previsão de se aproximar da Terra no início da próxima década.

Esse asteroide foco do experimento não vai atravessar a órbita da Terra. Sendo assim, não há nenhuma preocupação sobre sua trajetória. A ideia da Nasa é apenas utilizar esse asteroide para estudar sua composição interna e externa. A proposta ainda está em andamento e deve ser lançada em outubro de 2020.

Infográfico:
Projeto AIDA

A agência pretende destruir a sonda AIM em um impacto com o asteroide para, então, verificar se tal impacto cinético seria suficiente para influenciar ou alterar o trajeto da rocha.

Fonte: Inverse.

Créditos da Foto: ESA

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Quem foi Adolf Hitler

Adolf Hitler


Adolf Hitler foi o líder do nazismo e chefe de Estado da Alemanha de 1933 a 1945

Certamente você, em suas aulas de história (ou geografia), já ouviu falar no nome de Adolf Hitler. Hitler foi um dos personagens mais complexos e terríveis da história contemporânea, ao lado de outros como Benito MussoliniStalinMaoTsé-Tung e Pol Pot. Assim como esses últimos, Hitler construiu um regime de governo assassino, centralizado e totalitário, isto é, todo o poder convergia par a sua figura. Ele era considerado por seus seguidores como o fürher, que, em alemão, quer dizer “o líder”, o chefe que conduz o povo. A ideologia política por ele desenvolvida, o nazismoconduziu a população alemã a um dos períodos mais sombrios de sua história e o mundo, à Segunda Guerra Mundial.
Hitler era de origem austríaca. Nasceu nas imediações da cidade de Liz, no então Império Áustro-Húngaro, em 1889. Era filho de Alois Hitler, um funcionário público, com Klara, prima em segundo grau de Alois. Seus pais faleceram quando ele era ainda muito jovem: o pai em 1903 e a mãe em 1907. De Liz, Hitler partiu para a capital do império, Viena, na tentativa de entrar para a Academia de Artes Plásticas, onde foi recusado.
Após sobreviver alguns anos confeccionando cartões-postais em Viena, Hitler foi para Munique, na Alemanha, onde, em 1914, alistou-se como combatente para lutar na Primeira Guerra Mundial. Sabemos que naquela época um dos motores da guerra era a concorrência entre os vários nacionalismos que imperavam dentro e fora do continente europeu. Hitler ficou imbuído do nacionalismo alemão, que se tornou a base para as suas ideias, que começaram a ser articuladas na década de 1920, na Alemanha pós-Primeira Guerra.
A Alemanha e seus aliados (incluindo o Império Áustro-Húngaro) perderam a guerra e foram obrigados a cumprir severas sanções impostas pelos países vencedores. Isso gerou um clima de ressentimento por parte da população alemã, sobretudo em meio aos ex-combatentes da guerra e aos trabalhadores. Parte desses grupos sociais organizou-se em torno do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (cuja abreviatura é NAZI, daí chamados também de nazistas). Foi nesse partido que Hitler ingressou no início da década de 1920, transformando-o em um expressivo veículo de ideias racistas, antissemitas, nacionalistas e revanchistas.
Uma das transformações que Hitler operou dentro do movimento nazista foi de caráter simbólico. A introdução do símbolo indiano da suástica no centro de uma bandeira vermelha foi obra sua, pois havia nesse símbolo algo “magnético”, que impressionava psicologicamente as massas – ao contrário dos símbolos de brasões imperiais, cujos significados múltiplos não eram assimilados com facilidade pelo grosso da população. Os rituais de cumprimentos, como o braço erguido na diagonal, imitando o cumprimento dos militares do Império Romano, também foi introduzido por Hitler entre os nazistas.
Aos poucos, entre as décadas de 1920 e 1930, os nazistas foram conquistando mais e mais cadeiras no parlamento alemão, na medida em que Hitler pressionava o então presidente da Alemanha, Hindenburg, a torná-lo chanceler (cargo máximo da administração pública do país), o que ocorreu em 1933. A partir daí, Hitler começou a concentrar todos os poderes em sua pessoa, sobretudo após a subsequente morte de Hindenburg. Uma das ações imediatas de seu governo foi isolar em guetos e campos de concentração os judeus que habitavam a Alemanha. Essa política, com o tempo, converteu-se em um dos maiores genocídios da história humana, o Holocausto.
A Alemanha, sob o comando de Hitler, militarizou-se, rompendo, assim, as determinações do Tratado de Versalhes, assinado em 1919, após a Primeira Guerra Mundial. Esse tratado estabelecia, entre outras coisas, pesadas restrições à reorganização das forças armadas alemãs. O governo nazista ignorou-as. Em 1939, os alemães invadiram a Polônia, provocando a reação da França e da Grã-Bretanha, dando início àSegunda Guerra Mundial.
Até 1943, Hitler conseguiu, com o auxílio da Itália de Mussolini, controlar uma vasta região do continente europeu, valendo-se do poder de seu exército. Todavia, nesse mesmo ano, as primeiras coalizões entre a Frente Ocidental (comandada por Estados Unidos e Inglaterra) e a Frente Oriental (comandada pela União Soviética) começaram a promover um cerco contra os nazistas que teria seu êxito maior nas operações do Dia D (06 de junho de 1944). Daí em diante a guerra no continente europeu caminhou para o fim, que ocorreu em 1945. Nesse ano, Hitler suicidou-se com a sua esposa. Acredita-se os corpos de ambos foram cremados por oficiais do exército alemão.
*Créditos da imagem: Shutterstock e Everett Historical
Fonte:http://escolakids.uol.com.br/adolf-hitler.htm

Moléculas e particulas

Átomos e Moléculas
Você já deve ter ouvido alguém dizer que uma molécula de água é formada por dois átomos de oxigênio e um átomos de hidrogênio, não é mesmo?! Mas o que são átomos e moléculas? Você sabe me dizer?
Bem, o texto Do que são feitas todas as coisas? mostrou que tudo o que existe ao nosso redor é feito de átomos, que são minúsculas partículas. Eles são tão pequenos que, para você ter uma ideia, em um único grão de areia existem mais átomos do que o número de folhas de todas as árvores do mundo! Já imaginou? É uma quantidade enorme! O que significa que o átomo é muito pequeno mesmo.
Os átomos que compõem todas as coisas possuem o mesmo formato, ou seja, todos eles têm um núcleo e outras partículas menores, os elétrons, que ficam girando ao redor desse núcleo, como mostra a imagem a seguir:
Figura que ilustra como seria o modelo de um átomo
Figura que ilustra como seria o modelo de um átomo
A quantidade de partículas que compõem os átomos é o que os diferencia. Existem 92 tipos diferentes de átomos e mais 25 que já foram produzidos em laboratório.
Esses átomos podem unir-se, ficando bem juntos e formando os materiais que conhecemosPor exemplo, já viu os balões em festas infantis que, se você soltar, sobem e saem voando? Bem, esses balões estão cheios de um gás chamado hélio que é formado por vários átomos desse elemento:
O balão está cheio de gás hélio, que é formado por vários átomos desse elemento, como mostrado do lado direito da imagem
O balão está cheio de gás hélio, que é formado por vários átomos desse elemento, como mostrado do lado direito da imagem
Veja outros materiais formados por diferentes tipos de átomos:
Diferentes materiais (ferro, ouro, carvão e mercúrio) compostos de átomos diferentes
Diferentes materiais (ferro, ouro, carvão e mercúrio) compostos de átomos diferentes
Mas os átomos também podem juntar-se com outros átomos diferentes, formando as moléculasA seguir temos um átomo de hidrogênio e um átomo de oxigênio:
Átomos de hidrogênio e de oxigênio
Átomos de hidrogênio e de oxigênio
Esses átomos ligam-se para formar a molécula de água como mostrado a seguir:
Formação de moléculas de água
Formação de moléculas de água
Assim como os átomos que constituem as moléculas, elas também são minúsculas, tanto que há 602 200 000 000 000 000 000 000 moléculas em apenas 18 g de água.Podemos escrever esse número de uma forma mais simples: 6,022 . 1023 (veja que 23 é a quantidade de casas que você andou com a vírgula para a esquerda).
Os átomos podem ligar-se de formas bem diferentes e formar muitos tipos de moléculas. É por isso que existem tantos materiais com propriedades diferentes ao nosso redor.
Fonte:http://escolakids.uol.com.br/atomos-e-moleculas.htm

A histórias da Arte


As artes acompanham o ser humano desde os seus primórdios 
As artes acompanham o ser humano desde os seus primórdios
As artes, de modo geral, caracterizam-se por aquilo que os gregos chamavam de “poiesis”, ou seja, a “fabricação” de algo que tenha significado. No caso específico das artes plásticas, essa “fabricação” está atrelada à transformação da matéria informe (um pedaço de madeira, o mármore, as tintas extraídas da natureza, o ferro, o bronze etc.) em algo dotado de forma e significado, isto é, a extração de uma forma (seja humana, animal ou qualquer outra) que traga consigo um sentido que possa ser apreendido por quem a vê
Desde os primórdios da humanidade, as artes plásticas, em suas duas formas principais,escultura e pintura, sempre se fizeram presentes. Desde os primeiros arranjos e utensílios cotidianos, que configuraram o artesanato, até a arte rupestre, produzida no interior de cavernas e boqueirões (abrigos naturais de pedra), a expressão artística sempre acompanhou a vida dos homens.
No período da Idade Antiga, as artes proliferaram-se em inúmeras civilizações, desde o extremo Oriente, na China e no Japão, passando pelo Oriente Médio, na Mesopotâmia, Pérsia e Fenícia, até chegar à Ásia Menor, ao Sul da Europa e à África, com os gregos, romanos, egípcios, núbios, entre outros. Todos esses povos legaram à história humana contribuições artísticas imprescindíveis.
Na Idade Média, floresceu a arte gótica, que teve expressão máxima na arquitetura das catedrais e na composição dos vitrais que nelas eram postos. Além disso, na transição da Baixa Idade Média para a Idade Moderna, houve um desenvolvimento artístico poderoso representado por figuras como Hyeronimus BoshPiero della Francesca e os irmãos Van Eyck.
Na entrada da modernidade, o Renascimento apresentou um reavivamento das formas clássicas, desenvolvidas por gregos e romanos. Na Itália, a pintura e a escultura renascentistas tiveram seu ponto alto em figuras como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Ticiano, entre outros. Ao clássico renascentista sucederam outras escolas, como a arte barroca, o maneirismo e o rococó.
No século XVIII, as artes plásticas passaram a seguir a grande tendência que acompanhava a arte de modo geral, mas também a filosofia, isto é, o romantismo. No século XIX, com o furor do advento dos Estados Nacionais e dos movimentos de independência nas Américas, o romantismo prosseguiu em sua vertente heroica. Ao mesmo tempo, despontaram também gêneros como orealismo e naturalismo.
No fim do século XIX, escolas como o esteticismo e o impressionismo também se impuseram com grandes representantes. As artes também passaram a movimentar enormes fortunas e a fazer grande sucesso em exposições. Com o advento do século XX e suas inúmeras contradições, como o avanço da tecnologia e as catastróficas guerras mundiais, apareceram as vanguardas artísticas que propunham a contestação de todas as formas anteriores das artes.
Dessas vanguardas resultaram escolas como o cubismo, o surrealismo, o dadaísmo, o expressionismo, o abstracionismo e a pop art. Essas escolas, até hoje, continuam a gerar modelos de expressão artística.

Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/artes/

Me sigam

 Me sigam nas redes sociais

Facebook:

Eu: Rodrigo Marques
Blog: Saiba Mais

Instagram:

Eu: rodrigocm20