sábado, 24 de dezembro de 2016

CURIOSIDADES DE NATAL

Quando surgiu a tradição do Papai Noel e por que ele tem esse nome?
Como ele se chama em outros países?
A tradição foi inspirada em São Nicolau, bispo católico que viveu na Turquia, no século 4. Na época, ele ficou famoso por ser bondoso e dar bastante atenção às crianças. Dizem que entregava presentes a elas no dia 6 de dezembro, que era seu aniversário. Com o tempo, a história se espalhou pela Europa e a data da entrega dos presentes se confundiu com o dia do nascimento de Jesus, 25 de dezembro. Já no século 19, na Alemanha, a figura do bom velhinho ganhou roupas de frio, renas, um trenó e uma casa no Pólo Norte. A barba, o corpo gordinho e os trajes vermelhos apareceram pela primeira vez em 1881, em uma revista americana. Em 1931, mais novidades: em um anúncio da Coca-Cola, Papai Noel surgiu com saco de presentes e gorro. Aqui no Brasil, ganhou o nome de “Papai Noel”, que vem do francês. Nessa língua, Noël significa Natal. O velhinho tem nomes diferentes em cada idioma, como Weihnachtsmann (alemão), Papá Noel (espanhol), Joulupukki (finlandês), Père Noël (francês), Santa Claus (inglês) e Babbo Natale (italiano).
Por que enfeitamos árvores de Natal?
Enfeitar árvores é um ritual muito antigo e hoje existe em quase todas as culturas. Muitas lendas contam como esse costume pode ter começado. Uma das mais aceitas diz que São Bonifácio mandou cortar um carvalho que, quando caiu, estragou todas as plantas que estavam por perto. A única que resistiu foi uma muda de pinheiro, que ganhou fama de ser um símbolo de paz e união. Por volta do século 16, as pessoas passaram a colocar pinheiros em casa durante o Natal e enfeitá-los com maçãs e doces, como sinal de fartura, e uma estrela, lembrando o nascimento de Jesus. Depois, veio também o costume de colocar luzes, para representar o céu estrelado, e bolas coloridas como se fossem os bons frutos e as boas ações que desejamos a todos. 

Como surgiram os símbolos do Natal?
Os símbolos da festa surgiram ao longo do tempo, em diversos lugares do mundo. A idéia de montar presépios, por exemplo, surgiu em 1223. Nesse ano, São Francisco pensou em criar figuras de barro ou madeira que representassem o ambiente onde Jesus nasceu. No século 18, o costume se espalhou pela Europa e, de lá, foi para outros lugares do mundo, como o Brasil. Já as estrelas, são usadas na decoração como lembrança da estrela de Belém, que teria guiado os Reis Magos até onde Cristo nasceu. As cores usadas por toda a parte quando é Natal também ganharam significados: o verde quer dizer renovação, vermelho, amor e amarelo, iluminação.

Por que em alguns lugares neva no Natal?
Dezembro, mês do Natal, é inverno em todo o Hemisfério Norte. Quanto mais perto do pólo uma região está, mais fria ela é, pois os raios do sol chegam com inclinações diferentes e precisam cobrir uma área cada vez maior. Só que o frio do inverno às vezes não chega sozinho. Quando a temperatura fica a zero graus Celsius ou menos a neve vem junto com ele, deixando a paisagem toda branquinha. Como a chuva, a neve se forma nas nuvens. Lá no alto, onde faz muito frio, as gotas de água e o vapor congelam e viram cristais de gelo. Quando o ar está úmido, eles crescem e se unem, formando os flocos de neve.

VOCÊ SABIA QUE...
- Existe um lugar chamado Christmas Island (Ilha do Natal, em inglês)? Um não, dois! Eles foram batizadas assim porque foram descobertos em dias de Natal. Um deles fica no Oceano Índico, foi encontrado pelo capitão inglês William Mynors e hoje pertence à Austrália. Poucos moradores são cristãos e não há muita festa de Natal por lá. A outra Christmas Island fica no Oceano Pacífico e seus habitantes vivem do turismo, da pesca e da criação de cobras. Também é um lugar muito legal para mergulhar e tem uma população enorme de pássaros marinhos e caranguejos gigantescos. 
Fonte:http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/curiosidades-de-natal.phtml#.WF8GDNIrKCQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário