quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo
São Paulo que amanhece trabalhando,
São Paulo que não pode adormecer,
Porque durante a noite,
O Paulista vai pensando,
Nas coisas
Que de dia vai fazer!
Grande São Paulo – Pery Ribeiro
Este trecho da música de Pery Ribeiro mostra bem como é a rotina da grande cidade de São Paulo , que faz aniversário em 25 de janeiro.
A cidade de São Paulo foi fundada em 1554 , junto com a formação do Colégio de São Paulo de Piratininga.
O responsável pela fundação foi José de Anchieta , que, ao construir o colégio acabou formando ao seu redor um pequeno povoado, formado por índios convertidos, jesuítas e colonizadores. Esse marco inicial da formação da cidade é conhecido atualmente como Pátio do Colégio.
A cidade fez parte de praticamente todos os eventos mais importantes da história do nosso país. Contribuiu e ainda contribui significativamente para o crescimento da nação.
Sua participação tem início fundamentalmente, no processo das “bandeiras”, ou seja, expedições organizadas para aprisionar índios para o trabalho duro e procurar minerais preciosos nos sertões distantes.
A atividade dos bandeirantes teve como ponto positivo a ampliação do território brasileiro a sul e a sudoeste, mas teve o aspecto negativo de representar o verdadeiro extermínio dos indígenas que se opunham ao empreendimento e queriam preservar seu território.
A cidade foi crescendo e em 1825, inaugurou-se o primeiro jardim público de São Paulo, o atual Jardim da Luz , iniciativa que indica uma preocupação com a urbanização da cidade.
No início do século XIX, com a independência do Brasil, São Paulo firmou-se como capital da província e sede da Academia de Direito , transformando-se em importante núcleo de atividades intelectuais e políticas.
A característica intelectual da cidade firma-se também com a criação da Escola Normal , a impressão de jornais e livros e o incremento das atividades culturais.
No final do século, a cidade passou por significativas transformações econômicas e sociais decorrentes da expansão da lavoura cafeeira em várias regiões paulistas. Cresciam as fazendas de café e o produto precisava ser escoado, então neste período é que ocorre a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí (1867). Outra marca desta época é à entrada do maior contingente de imigrantes europeus na cidade.
O crescimento populacional é acelerado: em 1895 a população de São Paulo era de 130 mil habitantes, já em 1900 chegou a 239.820. Em consequência disso a área urbana também se expandiu, surgiram as primeiras linhas de bondes , os reservatórios de água e a iluminação a gás.
Até o final do século já contabilizavam significativas conquistas urbanísticas: a abertura da Avenida Paulista em 1891 e a construção do Viaduto do Chá em 1892, que promoveu a ligação do “centro velho” com a “cidade nova”, formada pela Rua Barão de Itapetininga e adjacências. Também, em 1901, foi construída a nova estação da São Paulo Railway, mais conhecida como Estação da Luz.
No século XX, as modificações econômicas, culturais e artísticas, trazem mais progresso: eletricidade, telefone, automóvel. Além da construção de praças, viadutos, parques e os primeiros arranha-céus.
Em 1911, a cidade ganhou seu Teatro Municipal , obra do arquiteto Ramos de Azevedo, concretizando a importante sede de espetáculos operísticos, tidos como entretenimento elegante da elite paulistana.
Outro fator que impulsionou o desenvolvimento da cidade foi a instalação da indústria automobilística em 1919. O pioneiro foi Henry Ford , mas logo o mercado foi ampliando com a entrada da General Motors do Brasil , em1925 e depois de 2 anos a companhia inicia a construção da fábrica de São Caetano do Sul, onde está até hoje.
Juscelino Kubitschek, presidente empossado em janeiro de 1956, que deu o impulso necessário à implantação definitiva da indústria automotiva, ao criar o Geia - Grupo Executivo da Indústria Automobilística. Neste mesmo ano foi inaugurada, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a primeira fábrica de caminhões com motor nacional da Mercedes-Benz.
Neste cenário é em São Paulo que está instalado o maior parque industrial da América Latina , dando um importante impulso para o rápido crescimento econômico paulista.

Fonte:http://www.smartkids.com.br/data/25-janeiro-aniversario-de-sao-paulo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

POR QUE O Ç NÃO APARECE NO ALFABETO?

Porque o ç não é uma letra especial. É apenas a letra c com o sinal de cedilha abaixo dele. A cedilha funciona como um acento que a gente coloca sobre as vogais para indicar o som mais aberto (como em vovó) ou mais fechado (vovô). Só que esse acento vai numa consoante (a letra c) e não é colocado acima, mas abaixo da letra. A cedilha surgiu no idioma espanhol antigo, ainda na Idade Média, e era formada por um pequeno z que mudava a pronúncia do c para tz. Mais tarde, o ç deixou de ser usado no idioma espanhol, mas foi mantido em outras línguas, como o português e o francês. Graças à cedilha, percebemos a diferença do som do c nas palavras caça e caca, por exemplo.

Fonte:http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-o-c-nao-aparece-no-alfabeto.phtml#.WHajw9IrK1s

domingo, 8 de janeiro de 2017

COMO O CRISTAL É FEITO?

Os cristais se formam na natureza (cristais de quartzo, por exemplo) e surgem a partir da solidificação de líquidos, como o magma ou água rica em elementos químicos (cloro, sódio, cálcio). No momento da solidificação, dependendo da pressão e temperatura, as moléculas do líquido podem se organizar em um formato geométrico que cria os cristais. Eles também são produzidos em laboratório para o estudo de estruturas químicas. Há ainda um tipo de vidro, usado em lustres, taças e copos, que é chamado de cristal por apresentar brilho parecido com o dos cristais verdadeiros.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

POR QUE SUCO DE MARACUJÁ DÁ SONO?

Substâncias que tranquilizam são encontradas em grande quantidade nas folhas e nos galhos da árvore do maracujá. Alguns remédios naturais para acalmar são feitos a partir dessas partes da planta. Já o suco de maracujá é feito com a polpa da fruta, que até tem as mesmas substâncias que acalmam, mas em quantidades muito pequenas. Por isso, é possível que, depois de tomar um suco de maracujá, você se sinta mais relaxado – mas nem tanto assim!

Fonte:http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-suco-de-maracuja-da-sono.phtml#.WG1Z-NIrK1s

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O mistério da esfera negra que “rouba” energia solar

ladrao-de-energia-solar
1. Em 2010, a Nasa, agência espacial dos EUA, lançou ao espaço a nave não tripulada Solar Dynamics Observatory (SDO). Ela é dotada de quatro potentes telescópios que mandam para a Terra imagens em alta definição da superfície do Sol. Com sua ajuda, a Nasa estuda processos solares que afetam a vida no nosso planeta
2. O dispositivo capturou uma cena intrigante em março de 2012. Um misterioso objeto esférico teria ficado conectado ao Sol por cerca de 80 horas (veja o vídeo: abr.ai/solar1). Depois que ele partiu, a estrela apresentou uma sequência de tempestades e erupções. O resultado disso, segundo alguns cientistas, foi o “apagamento” de uma porção do Sol, que ficou com uma mancha preta em sua superfície
3. Em janeiro deste ano, o SDO flagrou uma cena parecida: o objeto esférico, 100 vezes maior do que a Terra, foi visto novamente ao lado do Sol (veja: abr.ai/solar2). Como na visita de 2012, parecia estar sugando o plasma solar. Seria uma ilusão de óptica? Um fenômeno natural? ETs?
ladrao-de-energia-solar3

Teoria 1 – Buraco coronal

Cientistas da Nasa afirmam que são fenômenos naturais ainda não totalmente esclarecidos. Eles garantem que a mancha preta é um buraco coronal, fenômeno comum na atmosfera da estrela. Mas silenciam sobre a esfera negra e seu cordão umbilical
ladrao-de-energia-solar4

Teoria 2 – Aliens

A teoria mais maluca, oferecida por um conspirólogo, é a de que uma gigantesca nave alienígena estaria, de tempos em tempos, sugando a energia do nosso astro-rei. Talvez ela só estivesse “abastecendo”. Talvez estivesse enfraquecendo o Sol para desequilibrar a vida na Terra e, depois, nos invadir
ladrao-de-energia-solar2

Teoria 3 – Faixas magnéticas

Para a astrônoma Elisabete dal Pino, do IAG-USP, trata-se de um fenômeno chamado “loop magnético”. “Esses loops, quando colidem com outros próximos, têm uma liberação rápida e violenta de energia magnética – que denominamos de `explosão solar¿”, diz ela
Fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-misterio-da-esfera-negra-que-rouba-energia-solar/