sexta-feira, 16 de março de 2018

Resenha livro:A invenção de Hugo Cabret



"A história que estou prestes a contar se passa em 1931, sob os telhados de Paris."
A resenha de hoje começa assim, com uma frase da breve introdução, contida no livro, e escrita pelo Professor H. Alcofrisbas.
Resultado de imagem para a invenção de hugo cabret
A invenção de Hugo Cabret
Escritor:Brian Selznick
Editora:SM

"O livro conta a história de Hugo um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930.Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar". O livro contém mais de 500 páginas, mas não se assuste pelo grande número de páginas, pois quase metade do livro, ou mais, contém diversas e belíssimas ilustrações, feitas pelo próprio autor,ou que eu particularmente amei, também gostei da relação entre a ficção e a realidade que o autor fez com um certo personagem.
Resultado de imagem para a invenção de hugo cabret
"Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada, e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante leitura."

A seguir veja um parágrafo dos agradecimentos do autor, contido no final do livro:"Durante muito  quis escrever uma história sobre George Méliès, mas somente quando li um livro chamado Edison's Eve: A Magical History of the Quest for Mechanical Life (A ere de Edison: a mágica história da busca pela vida mecânica, sem tradução no Brasil), de Gaby Wood, foi que a história realmente começou a tomar formar. O livro tratava da coleção de autômatos de Méliès, que foi doada a um museu, onde ficou desprezada num sótão úmido até, finalmente, ser jogada fora. Imaginei um menino encontrando essas máquinas no lixo e, naquele momento, Hugo e sua história nasceram."

O Filme
Resultado de imagem para a invenção de hugo cabret
O filme é a mesma história do livro. Foi indicado 11 vezes ao Oscar (Melhor Filme; Melhor Diretor; Melhor Roteiro Adaptado; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Edição; Melhor Figurino; Melhor Fotografia; Melhor Direção de Arte; Melhor Mixagem de Som; Melhor Edição de Som; Melhor Trilha Sonora). E ganhou 5 estatuetas do Oscar (Melhores Efeitos Visuais; Melhor Fotografia; Melhor Direção de Arte; Melhor Mixagem de Som; Melhor Edição de Som).

George Méliès
Resultado de imagem para george meliés
Marie-Georges-Jean-Méliès (8 de dezembro de 1861 — 21 de janeiro de 1938) foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos.
Méliès, além de ser considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Era proprietário do Théatre Robert-Houdin, em Paris, que havia pertencido ao famoso ilusionista francês Jean Eugène Robert-Houdin.
   
   Embora o livro cite certas coisas da vida de George Méliès, o que não aconteceu realmente, não é uma biografia real do cineasta, a personalidade dele foi completamente imaginada.
                                                      
                                                                  Brian Selznick
Resultado de imagem para Brian Selznick

Brian Selznick (nascido em 14 de julho de 1966) é um ilustrador e escritor americano mais conhecido por ilustrar livros infantis. Ele ganhou a Medalha de Caldecott de 2008 para a ilustração do livro ilustrado dos EUA, reconhecendo a Invenção de Hugo Cabret.

Onde Comprar o Livro:

Saraiva:www.saraiva.com.br/a-invencao-de-hugo-cabret-1983183.html

Amazon:www.amazon.com.br/Inven%C3%A7%C3%A3o-Hugo-Cabret-Brian-Selznick/dp/8576752034/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1521506822&sr=8-1&keywords=A+Inven%C3%A7%C3%A3o+de+Hugo+Cabret

Americanas:www.americanas.com.br/produto/6551056?pfm_carac=a%20inven%C3%A7%C3%A3o%20de%20hugo%20cabret&pfm_index=0&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page%20

Livraria Cultura:www.livrariacultura.com.br/p/livros/didaticos/paradidaticos/a-invencao-de-hugo-cabret-11013895

Onde Comprar o DVD:

Americanas:www.americanas.com.br/produto/111208411/dvd-a-invencao-de-hugo-cabret?pfm_carac=a%20inven%C3%A7%C3%A3o%20de%20hugo%20cabret&pfm_index=1&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page%20


Espero que tenham gostado. Tive muito trabalho para achar o livro, imagens, e informações para complementar a resenha. Em breve espero fazer novas resenhas de outros livros, mas é claro que, sempre alternando com outras postagens.

Fontes de Consultas:
https://en.wikipedia.org/wiki/Brian_Selznick

https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_M%C3%A9li%C3%A8s

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_(filme)

A Invenção de Hugo Cabret/texto e ilustrações Brian Selznick: tradução Macos Bagno. -- São Paulo: Edições SM.2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário