"Todo Quem da Quemlândia gostava muito do Natal... Mas o Grinch, que morava ao norte da Quemlândia, não achava nada legal!".É assim que se inicia o livro da resenha de hoje. O livro fala de uma criatura (talvez um Quem) chamada "Grinch" que ODEIA o Natal. "Não me pergunte o porquê. Ninguém sabe a razão."(No filme,o que falaremos posteriormente, é descrito uma possível razão). Até que um dia ele resolve "roubar" o Natal, quer saber como? Leia o livro e descubra.
Título:Como o Grinch roubou o Natal
Escritor:Dr. Seuss (1904-1991)
Editora:Companhia das Letrinhas
É um livro composto por rimas, em TODA a história, como pode ter visto em um trecho citado acima.E também tem diversas ilustrações feitas pelo próprio autor.
Por conta de ter muitas rimas e ilustrações pode se dizer que é um livro infantil, mas tem um enorme significado, para todas as idades. Vale a pena citar que é um livro bilíngue (Português e Inglês).
No livro, o Grinch é preto e branco com olhos cor-de-rosa, e não verde como a maioria das pessoas imaginam.
Ele só apareceu verde pela primeira vez em um desenho animado para a TV em 1966 - e fez muito sucesso! A partir daí todas as adaptações começaram a retrata-lo como um ser peludinho e esverdeado.
Falando em adaptações "O Grinch", além de ser adaptado para a TV, foi adaptado para o cinema em 2000, com o Jim Carrey protagonizando o Grinch(este é o filme citado acima), e pretende ter uma nova adaptação para o cinema, no formato de animação,que contará também com uma possível razão do personagem ser tão rabugento, com previsão de estreia em 2018.
"Ele fica mais malvado"
O próprio autor dizia que se identificava muito com o Grinch, e que um dos motivos para criar o personagem foi tentar recuperar os bons sentimentos pelo Natal que ele tinha perdido.
O livro foi publicado pela primeira vez em 1957.Ele é um dos primeiros livros natalinos para crianças que vai além do Papai Noel e seus duendes, abordando os significados mais profundos do Natal.
Dr. Seuss também escreveu muitos outros livros parecidos, com rimas e muitas ilustações, e outros deles assim como o "Grinch" foram adaptados para o cinema como:
"O Lórax"
"O Gatola da Cartola"
Esta última imagem é de uma adaptação para desenho que no Brasil foi transmitido no Discovery Kids
Horton ouve os Quem
Onde comprar "Como o Grinch roubou o Natal":
Fonte das curiosidades:Como o Grinch roubou o Natal/ Dr. Seuss; tradução Bruna Beber, - 2ª ed. - São Paulo:Companhia das Letrinhas,2017